segunda-feira, 27 de junho de 2011

''Problemas,Soluções e Resiliência''

Quem não tem problemas?
Acredito que ninguém vive sem problemas.Como a percepção do que é um ''problema'' é algo extremamente subjetivo,circunstâncias e situações muito semelhantes podem,de repente,ser,para uns,problemas,enquanto,para outrs,representam questões consideradas ''normais'' que fazem,portanto,parte do dia a dia.
Mesmo com toda a carga de subjetividade,inerente ao que deve ou não ser considerado ''problema'',é importante diferenciar,de forma consciente e madura,os problemas das questões normais,já que,caso desenvolvamos essa capacidade,estaremos nos desgastando demais,para encontrar problemas de menos.
Nossos esforços e energias devem ser poupados para momentos de real necessidade,para situações que,de fato,peçam a nossa concentração,para qual,independentemente da gravidade,possamos encontrar as soluções adequadas.Reflita comigo:não é verdade que muitas vezes nos sentimos frustados e incapazes de resolver um problema que,no primeiro momento,parece não ter solução? Essa incapacidade decorre de uma postura errada que assumimos,de considerarmos o problema como algo muito maior do que nós,maltratando-nos e nos trazendo agonia.
Como resolver qualquer coisa,se,de imediato,já nos sentimos incapazes? Como obter êxito na administração de um momento negativo,se alimentamos a frustação de que não é possível conseguir,sem mesmo analisar corretamente a questão? É  importante refletir que p que perdemos,verdadeiramente,é a capacidade de analisar com a devida distância e de enxergar soluções,que,muitas vezes nem são tão complicadas.
Muitas situações difíceis têm o poder de nos cegar,anulando nossa resistência,nossa resiliência,nosso poder de reflexão,centrando a atenção sobre o que é negativo,difícil,impossível,complexo,contrário,pequeno,ou seja,somente nos obstáculos e não nas potenciais alternativas.
Em cenários assim,a melhor saída é respirar fundo,não se deixar abater,levantar a cabeça,analisar alternativas e,se estas realmente não existirem,tentar construí-las!Quando o momento pedir força e resistência,é importante,inclusive,deixar o orgulho de lado e pedir ajuda,se necessário.E não esquecer que,por mais complicadas que sejam determinadas situações.
Enfim,MOMENTOS DIFÍCEIS TÊM TAMBÉM A FUNÇÃO DE NOS PREPARAR E NOS FORTALECER,SEMPRE.




Nenhum comentário:

Postar um comentário